Gesso agrícola: entenda qual o objetivo da sua utilização
A aplicação de gesso agrícola é uma prática que está sendo cada vez mais adotada entre os produtores, pois além de reduzir a toxidez por alumínio nas camadas subsuperficiais fornece cálcio (Ca) e enxofre (S) para as plantas, proporcionando um maior desenvolvimento do sistema radicular e consequente aumento da produtividade.
Obtenção de gesso agrícola
As rochas fosfáticas, principalmente a fluoropatita, são matéria prima para obtenção dos diversos fosfatos presentes no mercado, o Superfosfato Simples, Superfosfato Duplo, o MAP (Fosfato Monoamônico) e DAP (Fosfato Diamônico).
A partir dessas reações surgem os subprodutos os Sulfatos de Cálcio, CaSO4.2H2O (gesso agrícola). O gesso agrícola também pode ser obtido através de jazidas de gipsita.
Recomendação da gessagem
Recomenda-se o uso do gesso agrícola quando o resultado da análise de solo apresentar as seguintes características nas camadas subsuperficiais:
Ca: < 0,4 cmolc/dm3 e/ou Al: > 0,5 cmolc/dm3 e/ou saturação por alumínio (m): > 30%.
Um método muito usado é o proposto pela CFSEMG, em que se recomenda o gesso com base na textura do solo, conforme mostrado na tabela a seguir.
Calcula-se a quantidade de gesso com base na área coberta (SC) pelo corretivo. No caso de culturas perenes, 75% e se culturas anuais 100%. A profundidade que o gesso deverá atingir (PF) também influi na quantidade de gesso. Com base nesses dados, utiliza-se a fórmula abaixo:
QG (t/ha) = NG x (SC/100) x (PF/20), onde,
QG = quantidade recomendada de gesso em t/ha;
SC = superfície coberta pelo gesso;
PF = espessura que o gesso deverá atingir.
Existem vários métodos de recomendação de gesso, porém o mais utilizado é o proposto por Souza et al (1997):
Para culturas anuais a NG (kg/ha) = 50 x % argila;
Para culturas perenes a NG (kg/ha) = 75 x % argila.
Área após aplicação de gesso
Após ser incorporado no solo, o gesso sofre uma dissolução e disponibiliza os íons de Ca e S formando pares iônicos com os íons já presentes na solução do solo e devido a sua alta mobilidade no perfil do solo, carrega os cátions para as camadas mais profundas. Abaixo, segue a reação de dissolução do gesso no solo:
2 CaSO4.2H2O + 2 H2O = Ca+2 + SO4-2 + CaSO40 + 3 H2O
A aplicação pode ser feita junto com o calcário em área total, mas nunca substituí-lo. Caso não seja recomendado a aplicação do calcário, não é necessário incorporar o gesso uma vez que ele é muito móvel no solo.
A aplicação do gesso agrícola fornece uma série de vantagens como:
Fornecer Cálcio e Enxofre;
Maior desenvolvimento do sistema radicular;
Melhora a absorção de água e nutrientes pelas raízes mais profundas;
Aumenta da resistência das plantas à veranicos;
Melhora a absorção de outros nutrientes pela planta.